Tipos de Fiança - Canto Imóveis

Descomplique sua locação de imóvel: saiba mais sobre nossas opções de fiança


Na hora de alugar um imóvel, seja ele comercial ou residencial, são exigidas algumas medidas que garantem ao locador que o pagamento será realizado até o fim do contrato. É a fiança, como todos conhecem. E aqui na Canto Imóveis você conta com quatro opções, para escolher aquela que mais encaixa com o seu perfil. Conheça melhor cada uma delas:

  • Fiador

Indicado pelo locatário, o fiador será corresponsável pelo pagamento do aluguel, assim como por quaisquer outros encargos e responsabilidades que estejam no contrato. Geralmente, deve ser proprietário de imóvel já quitado e localizado na mesma cidade.

  • Seguro-Fiança

Como previsto na Lei do Inquilinato, o locatário pode contratar os serviços de uma seguradora, que será responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência. O valor do seguro-fiança depende de uma análise e pode ser parcelado, conforme a seguradora escolhida. O seguro deve ser renovado anualmente, independente do prazo do contrato de locação. O seguro ainda conta com algumas coberturas fornecidas pela seguradora, como reparos elétricos e/ou hidráulicos, reparos em alguns eletrodomésticos, serviços de chaveiro entre outros.

  • Título de Capitalização

O inquilino, na assinatura do contrato, adquire um título de capitalização em seu nome, que fica vinculado à locação. O valor é negociado entre as partes, geralmente é de 6x o valor do aluguel + condomínio. Ao término do contrato, se tudo estiver em dia, resgata o título com correção. Se não, o título é sacado pelo proprietário para cobrir o prejuízo. Havendo sobra de recurso, o saldo será sacado pelo locatário. O título ainda conta com algumas coberturas fornecidas pela seguradora, como serviço de chaveiro, serviço de encanador, serviço de eletricista, serviço de vidraceiro entre outros.

  • Cartão de Crédito

Essa é a quarta opção de fiança aqui na Canto. O valor, que depende de análise (tipo de locação, valor etc), é cobrado mensalmente, direto no cartão de crédito (em média 8% de juros sobre o valor do aluguel). Simples e prático, é somente necessário apresentar os documentos necessários e ter o limite disponível (em média 4x o valor da locação + condomínio) conforme o resultado da análise. Assim como o seguro-fiança, o valor pago não é devolvido ao final do contrato.

Tire suas dúvidas